[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

[1616.] AMADEU GONÇALVES [I]

* OS PARTIDOS POLÍTICOS E A I REPÚBLICA: O CASO DE VILA NOVA DE FAMALICÃO (1895-1926) *

[Amadeu Gonçalves || Museu Bernardino Machado/C. M. de V. N. de Famalicão || 2017]

Este livro de Amadeu Gonçalves, editado pelo Museu Bernardino Machado e Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e com Introdução do Professor Norberto Ferreira da Cunha, é particularmente esclarecedor quanto às ligações entre a evolução do republicanismo nacional e suas implicações locais, assim como, por vezes, se verifica o inverso.

Numa análise minuciosa, factual e atenta à dinâmica e contradições das diversas relações pessoais, sociais, económicas e políticas locais, Amadeu Gonçalves põe em evidência como Famalicão funcionou, desde antes da implantação da República, como um microcosmos das aspirações, desilusões e divisões dos republicanos, acompanhando o que se passava no resto do país.

Os republicanos famalicenses foram marcados por acordos e desacordos, uniões e dissensões, lutas eleitorais com alternância de vencedores e vencidos, sem nunca abdicarem da intervenção cívica que, nalguns casos se prolongou na oposição à Ditadura Militar e ao Estado Novo.

Num levantamento exaustivo, estão lá todos os nomes, de 1895 a 1926, os periódicos associados, os contextos em que cada um se moveu, as divisões e subdivisões em grupos e subgrupos e a afirmação de cidadania de cada um e de todos.

Um excelente contributo de Amadeu Gonçalves, contextualizado pela síntese introdutória do Professor Norberto da Cunha, para a percepção da evolução do republicanismo e da República em Famalicão e em Portugal.


[...]

Sem comentários: