[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

sábado, 28 de maio de 2016

[1487.] O VOTO DE CAROLINA BEATRIZ ÂNGELO || 28 DE MAIO DE 1911

HÁ 105 ANOS || O NÃO ACASO DO VOTO DE CAROLINA BEATRIZ ÂNGELO *


[Peças de design de Maria Borges e de Artur Madeira para a Exposição dedicada a Carolina Beatriz Ângelo organizada pelo Museu da Guarda em 2010]

Carolina Beatriz Ângelo votou há 105 anos para as eleições para a Assembleia Nacional Constituinte.

Foi a primeira mulher a votar em Portugal e uma das primeiras a fazê-lo em todo o mundo. E não foi um acaso ou uma benesse (como se ambos fossem possíveis numa sociedade tão atrasada e conservadora como a portuguesa).

O seu voto só foi possível na sequência de uma Revolução e quando o país ainda estava sob o efeito das suas consequências mais imediatas.

Não por acaso, aconteceu com o Governo Provisório saído do 5 de Outubro e quando os novos poderes ainda não estavam definitivamente instituídos.

E só foi possível o voto porque um grupo de mulheres há alguns anos funcionava como grupo de pressão e muitas delas pertenciam à mesma geração dos políticos republicanos.

Considerar o sucedido a 28 de Maio de 1911 um acaso é não valorizar a intensa e persistente campanha que mobilizou, entre 1906 e 1911, cerca de dois milhares de mulheres em torno do reconhecimento de alguns dos seus direitos.

Sem comentários: