[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

sexta-feira, 11 de março de 2016

[1397.] ANA LUÍSA PAZ [I]

* ENSINO DA MÚSICA EM PORTUGAL (1868-1930): UMA HISTÓRIA DE PEDAGOGIA E DO IMAGINÁRIO MUSICAL *

|| ANA LUÍSA PAZ || TESE DE DOUTORAMENTO || 2014 || ÍNDICE ||

"Apresento uma investigação historiográfica sobre o ensino vocacional de música português, entre os anos de 1868 e 1930. Durante esse espaço de tempo, atravessado por três regimes políticos (monarquia, república, ditadura militar), esta aprendizagem expandiu-se, quer em número de efetivos, quer em diferentes estratos sociais. O alargamento do número e variedade de alunos envolvidos teve reflexos na conceção de ideias pedagógicas e da apresentação de si, levando-me a sustentar que o nosso entendimento sobre o acesso à educação de músicos, compositores ou diletantes foi forjado neste período, e, segundo a minha hipótese, tendo por referência a noção de génio. Essa noção configura, no meu entender, um invariante que tanto implica o máximo ideal de aspiração, como um verdadeiro modelo de onde foram decalcadas formas de vida. A pesquisa, embora se desvele sobre outras fontes (e.g., legislação, estatística, debates parlamentares, arquivos escolares, espólios pessoais) explanou-se essencialmente a partir de: (i) monografias expert sobre música e seu ensino; (ii) periódicos especializados em música, em educação e ensino, e em cultura, artes e sociedade. Nestes dois filões, procurei assinalar textos ou ações pedagógicas e dados biográficos sobre os músicos em atividade no período selecionado. Através de uma utensilagem teórica extraída das obras de Michel Foucault e de Pierre Bourdieu, indaguei acerca dos três principais eixos da ação do sujeito musical, tendo por horizonte maior a ideia de génio: o eixo dos discursos, onde se conceberam os principais saberes que deveriam orientar a prática musical e a sua educação; o eixo dos preceitos, em que se observa como os saberes foram tornados normativos na condução da conduta dos futuros músicos; e o eixo dos procedimentos, onde se procura perceber como o discurso se efetivou nas práticas, tendo em atenção as modalidades de ensino disponíveis."









[Instituto de Educação - Universidade de Lisboa || 2014]

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