[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

sábado, 30 de janeiro de 2016

[1324.] COMISSÃO FEMININA "PELA PÁTRIA" [II]

* COMISSÃO FEMININA "PELA PÁTRIA" || 1914-1916 *


A Comissão Feminina "Pela Pátria" correspondeu à primeira tentativa de aglutinar as portuguesas para o esforço de guerra.

Tinha como distintivo um laço de fita vermelha com a divisa "Pela Pátria" impressa. O logótipo era constituído por duas mulheres, localizadas no lado direito, que olham para o Sol nascente, tendo uma delas os dois braços levantados, empunhando numa das mãos um ramo de oliveira e na outra uma pomba. Por baixo, surgia inscrito a mesma divisa.

Significativamente, foi fundada logo em 1914, mal a Guerra tinha sido declarada, e teve na sua génese Ana Augusta de Castilho [1866 - 1916], Antónia Bermudes, Ana de Castro Osório [1872 - 1935] e Maria Benedita Mouzinho de Albuquerque Faria Pinho [1865 - 1939], quatro mulheres com comprovado passado feminista,

A Comissão Feminina "Pela Pátria" funcionava no mesmo prédio onde vivia a família de Ana de Castro Osório, na Rua do Arco do Limoeiro, e teve como primeiro objetivo fabricar uma bandeira para os soldados. Como tal não fosse possível devido aos regulamentos militares, concentrou-se na recolha de donativos, agasalhos e matérias-primas para os soldados mobilizados e vítimas da guerra, tendo actuado junto de Câmaras Municipais, do professorado primário feminino e das associações de mulheres.

Deixou de ter razão de ser com a constituição, em Março de 1916, da Cruzada das Mulheres Portuguesas.

[João Esteves]

Sem comentários: