[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

sábado, 22 de agosto de 2015

[1069.] SOFIA POMBA GUERRA [II]

* MARIA SOFIA CARRAJOLA POMBA AMARAL DA GUERRA *
[19/07/1906 - 12/08/1976]

[Sofia Pomba Guerra]

 [Sofia Pomba Guerra com o Marido, Dr. Guerra]
 [Fotografias cedidas pela neta Maria Leonor Rodrigues Eisman]

Na sequência do esboço biográfico publicado de Maria Sofia Carrajola Pomba Amaral da Guerra, antifascista e conceituada ativista anticolonialista, publicam-se estas duas belíssimas fotografias, gentil e oportunamente enviadas por uma das suas netas, a Sr.ª D. Maria Leonor Guerra Rodrigues Eisman, a quem muito se agradece.

É muito importante que os nomes tenham rosto, e que este não seja apenas o que consta do Registo Geral de Presos da PIDE, sendo que os familiares são fundamentais na preservação da memória e na correção de imprecisões.

O nome completo de Sofia Pomba Guerra é Maria Sofia Carrajola Pomba Amaral da Guerra e não Maria Sofia Carrejola Pomba do Amaral Guerra como, erroneamente, se publicou aqui.

Outros dados cedidos pelas netas de Sofia Pomba Guerra serão brevemente acrescentados.

Tal como Adelaide Cabete [1867-1935], também Sofia Pombo Guerra nasceu em Elvas.


1 comentário:

David Bessa Lopes disse...

Conheci bem a Dr.ª Sofia em Bissau e vi a expulsão como professora do Liceu e fizeram o mesmo com a filha Tafia (Sofia) pois temos a mesma idade, apenas a diferença de 1 dia. Quando em conversa do Pai Dr. Platão e o meu, só ouvi dizer que a filha não sabia, onde estava a mãe. Depois das expulsões, pensei o que agora se confirmou, que alguma coisa se passava com a PIDE
Vi que a Dr.ª Sofia, era uma lutadora, pois foi sozinha professora da filha e passou nos exames. Entretanto em Outubro de 1953, deixei Bissau e vim viver para o Porto. Sempre lutei a ver se conseguia contato com a Sofia que hoje tem 77 anos, passados 65 anos, penso através destas palavras, alguém, me possa dizer algo, já vi que há netos podem não ser da Tafia, mas dos irmãos.
Tel. 228 323 852 - 917 135 905 ou davidbessalopes@gmail.com