[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

[0903.] JÚLIA AGUIAR [LIMA] [I] || RESISTENTE ANTIFASCISTA

* JÚLIA AGUIAR [LIMA] *

[Pormenor de uma fotografia de grupo retirada do livro de Jaime Alberto do Couto FerreiraJoaquim Namorado - O herói no "Neo-realismo mágico", Lápis de Memórias, 2014] 

Quão difícil é reconstruir o percurso de cidadania de muitas e muitas mulheres que intervieram na Resistência ao Estado Novo. Elas estiveram lá, lutaram, participaram, arriscaram... quando tantos e tantos nada arriscavam. Quarenta anos depois do 25 de Abril, não deixa de ser preocupante, e mesmo incomodativo, que se continue a não reparar nelas e esteja ainda por fazer a sua História, tarefa tanto mais difícil quando, por vezes, os dados são escassos e as memórias vivas vão rareando.

Em Feminae - Dicionário Contemporâneo inseriu-se um pequeno texto sobre Júlia Aguiar para que os historiadores e os vindouros não se desculpem com a sua inexistência. 


Em Agosto, na Figueira da Foz, no livro de Jaime Alberto do Couto Ferreira dedicado a Joaquim Namorado, descobriu-se o rosto de Júlia Aguiar numa fotografia de grupo, ao lado do marido, o advogado Lino Lima, e onde constam outros nomes a merecer posterior referência.  

«Casada com Lino de Carvalho Lima [21/02/1917-06/01/1999], conhecido advogado bracarense e militante comunista desde os primórdios da década de 40 até ao falecimento. 

Quando residia em Famalicão com o marido, militou na Delegação do Porto da Associação Feminina Portuguesa para a Paz, sendo sua vice-presidente em 1943-1944. 

Aquando da candidatura de Ruy Luís Gomes à presidência da República, participou no comício realizado em 3 de Julho de 1951 em Rio Tinto, Porto, e assistiu à carga violenta da PSP depois de aquele já ter terminado, da qual resultaram ferimentos nos que rodeavam o candidato, incluindo o marido. 

José Ricardo, nome com que Lino Lima assinou Romanceiro do Povo Miúdo. Memórias e Confissões, dá indicações sobre Júlia Aguiar enquanto esposa, nomeadamente nas visitas quando preso, e cumplicidades política e partidária entre ambos.

Faleceu antes do companheiro, encontrando-se ambos sepultados no Cemitério de Vermoin.». 

Estes dados, a completar brevemente, foram publicados em Feminae, editado em 2013 pela CIG.

[João Esteves]

Sem comentários: