[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

sexta-feira, 4 de julho de 2014

[0700.] AMÉLIA FONSECA DO CARMO - AMÉLIA GREGÓRIO [I]

 * AMÉLIA FONSECA DO CARMO *
[Georgette Ferreira e Amélia Fonseca do Carmo (1960)]
[in João Céu e Silva, Álvaro Cunhal e as mulheres que tomaram partido, Edições ASA, 2006]
Muitas são as vivências que o tempo se tem encarregado de fazer cair no esquecimento e não se torna fácil resgatá-las, sobretudo quando os dados biográficos são escassos e parte das vidas vividas se passaram na mais rigorosa clandestinidade, como sucedeu com Amélia Fonseca do Carmo/Amélia Gregório.

Amélia Fonseca do Carmo foi companheira do militante e dirigente comunista José Gregório [Marinha Grande, 19/03/1908-Praga, 10/05/1961)], com quem assegurou, em 1941, juntamente com Joaquim Correia [f. 1946], a principal tipografia do grupo dos reorganizadores do Partido Comunista Português, dando reinício à publicação do jornal Avante!

Impresso numa casa clandestina em Alverca do Ribatejo, aquele trio foi o responsável, entre Agosto daquele ano e Maio de 1942, pela execução dos primeiros dez números da VI série, periódico que desde então não mais se deixou de publicar ininterruptamente. 

Seguidamente, Amélia Fonseca do Carmo acompanhou José Gregório no seu trabalho organizativo no Algarve e no Norte, onde era o responsável pelas regiões do Porto, Vale do Vouga, Trás-os-Montes e Coimbra.

Com ele partiu para a Checoslováquia em 1956, quando já se encontrava muito doente e onde veio a falecer com apenas 53 anos de idade.
 l
[Diário de Notícias, 1971]

Naquele país conviveu, entre  outras portuguesas, com Georgette Ferreira.

Em 1971, decorrida uma década sobre a sua morte, publicou uma inédita e arrojada evocação no Diário de Notícias, encimado com a sua fotografia, com os seguintes dizeres: “10 anos são passados, mas continuas presente na minha memória: não se esquecem companheiros tão dedicados e leais. Tão suave seja a paz em que descansas, como suaves foram os 20 anos da nossa união”, assinando “A tua Amélia”.

Alguns destes elementos biográficos foram inseridos em Feminae. Dicionário Biográfico [Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, 2013].


[João Esteves]

Sem comentários: