[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

quarta-feira, 9 de abril de 2014

[0580.] CECÍLIA SIMÕES AREOSA FEIO [II] || 1921 - 1980

* CECÍLIA SIMÕES AREOSA FEIO *
[1921 - 1980]

Porque a reconstrução da História reflecte os pressupostos e opções do Historiador, bem como a natureza das fontes e bibliografia consultadas, há sempre omissões, por vezes involuntárias, outras deliberadas.

Talvez pela sua discrição ou por ter falecido há já bastantes anos, o papel interveniente de Cecília Simões Areosa Feio tem sido esquecido ou silenciado.

No entanto, ainda só como Cecília Simões, teve um papel activo na última fase do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas e integrou a Associação Feminina Portuguesa para a Paz.

Enfileirou, por altura da II Guerra, na oposição à Ditadura e, durante mais de 30 anos, foi um dos suportes de apoio aos presos políticos e suas famílias e um dos rostos da Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos, criada em 1969.

A 26 de Abril de 1974, juntamente com Maria Eugénia Varela Gomes e Rogério Paulo, discutiu com a Junta de Salvação Nacional, em nome da CNSPP, a situação dos presos políticos.

Pessoa muito discreta, suave, bondosa, enérgica e corajosa merece, nestes 40 anos sobre o 25 de Abril, ser condignamente recordada.

A oposição à Ditadura não teria sido possível sem estes nomes e rostos que importa redescobrir e divulgar.

Faleceu nova, com apenas 58 anos.
[João Esteves]

Sem comentários: