[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

segunda-feira, 4 de abril de 2011

[0367.] MARIA VELEDA [XVIII] || MEMÓRIAS [II]

* MARIA VELEDA || MEMÓRIAS *


O lançamento, amanhã, dia 5 de Abril de 2011, das Memórias de Maria Veleda, com introdução, transcrição e anotações da historiadora Natividade Monteiro, é um acontecimento extremamente importante a vários níveis.

- As Memórias são o único testemunho memorialista feminino dos acontecimentos que antecederam a implantação da República e reflectem o empenhamento das mulheres republicanas na construção do novo regime.

- Comprovam que a República também foi uma construção no feminino, antes e depois da Revolução de 5 de Outubro de 1910.

- São paradigmáticas na forma como revelam a necessidade do republicanismo capitalizar a intervenção feminina, de modo a acelerar a corrosão da Monarquia.

- Evidenciam os sobressaltos por que a mulher, ainda para mais mãe solteira e com um filho adoptivo a cargo, passava para conseguir sobreviver e obter emprego, mesmo na área do ensino, tradicionalmente considerada mais acessível.

- A sua publicação é uma justa homenagem a uma republicana íntegra e coerente que sempre serviu a República e nunca se serviu dela, nem por ela foi beneficiada: “a República não me concedeu favores nem a mim nem aos meus – e disso me orgulho.

Sem comentários: