[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

quarta-feira, 9 de março de 2011

[0350.] LA PAIX ET LE DÉSARMEMENT PAR LES FEMMES - PORTUGAL [III]

* LA PAIX ET LE DÉSARMEMENT PAR LES FEMMES *


Fundada em 1899, em França, por Sylvie Flammarion, a associação La Paix et le Désarmement par les Femmes visava resolver os conflitos internacionais mediante o recurso à arbitragem, implantando comités nos diversos países, constituídos somente por mulheres e tendo, cada um, a sua responsável nacional subordinada à dirigente francesa.

Na sequência de uma reunião realizada em Paris, em Novembro de 1906, convidou-se M. Frondoni Lacombe para organizar, em Portugal, um núcleo pacifista: Sylvie Flammarion, Presidente fundadora com residência em Paris; Madeleine Frondoni Lacombe, Vice-Presidente; Virgínia Quaresma, Secretária-Geral; Maria do Carmo Lopes, Tesoureira; Adelaide Cabete, Albertina Paraíso, Aureliana Teixeira Bastos, Carolina Beatriz Ângelo, Claudia de Campos, Domitila de Carvalho e Emília Patacho, Vogais.

Com sede provisória em Lisboa, na Rua de Santo Antão, 193, 3.º, a primeira reunião decorreu a 6 de Dezembro de 1906 e, para além de se terem discutido os Estatutos franceses, de forma a adaptá-los à realidade nacional, deliberou-se, por aclamação, que Magalhães Lima seria sócio honorário e Alice Pestana, Carolina Michaëlis de Vasconcelos, Jeanne Paula Nogueira e Olga Moraes Sarmento da Silveira, “senhoras que, a par do espírito culto e brilhante com que se têm destacado no nosso meio intelectual, têm prestado ao ideal pacifista relevantes serviços” , sócias beneméritas.

Em 1909, coincidindo com a efervescência política que se vivia em Portugal e a intensificação da propaganda republicana, Adelaide Cabete e Carolina Beatriz Ângelo demitiram-se da organização.

Sem comentários: