[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

[0261.] CONSELHO NACIONAL DAS MULHERES PORTUGUESAS || 22/12/1919

* CONSELHO NACIONAL DAS MULHERES PORTUGUESAS || 22/12/1919 *

Realiza-se, em 22 de Dezembro de 1919, a assembleia-geral do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas, para eleição dos corpos gerentes e discussão de propostas sobre o funcionamento da agremiação e da respectiva imprensa, não sendo concordantes as opiniões de Maria Clara Correia Alves e de Adelaide Cabete

A reunião é presidida por Maria Lopes Nogueira e secretariada por Cipriana Nogueira e Maria Clara Correia Alves.

"Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas
Realizou-se no dia 22 de Dezembro corrente a reunião de Assembleia geral do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas sendo presidida por D. Maria Lopes Nogueira, e secretariada por D. Cipriana Nogueira e Maria Clara Correia Alves.

Abertos os trabalhos eram 21 horas, foi, pela secretária geral lida a acta da última sessão, que foi aprovada sem emendas. Em seguida falaram, antes da ordem da noite, a secretária Maria Clara Correia Alves que propôs primeiro para que daí para o futuro as eleições se realizassem anualmente, sendo reeleitas as funcionárias cujos trabalhos tenham satisfeito e possam continuar a exercer o cargo que até ali ocuparam. 2.º para que o secretariado geral fosse dividido em secretariado do exterior e secretariado do interior, explicando os motivos que determinavam as suas propostas, as quais foram aprovadas por unanimidade. Em seguida apresentou ainda uma outra proposta e era para que de Janeiro de 1920 em diante a publicação do boletim passasse a ser trimestral, visto que devido aos seus afazeres particulares não poder continuar dirigindo a publicação mensal. Sobre esta proposta levantou-se acalorada discussão aceitando todas as sócias como boas as razões que tinham levado a proponente a apresentar a proposta mas sendo todas unânimes em concordar em que era necessário continuar a publicar-se o boletim mensalmente porque, afirmavam, o contrário seria ir semear o desânimo no espírito das sócias portanto o enfraquecimento ou morte da associação. Depois de larga discussão, em que tomou uma parte importante a sr.ª doutora D. Adelaide Cabete, e da actual directora da Revista Alma Feminina se manter, dentro da sua proposta, isto é repetindo os motivos da impossibilidade de continuar com o cargo que ocupara durante cinco anos, foi por esta mesma senhora dito que visto o interesse unânime de todos os presentes em que a publicação continuasse a ser mensal que talvez a sr.ª D. Adelaide Cabete pudesse e quisesse tomar a direcção do dito jornal. Esta senhora aceitou o alvitre, prontificando-se a ficar a dirigir a Revista, de Janeiro em diante, desde que a antiga directora Maria Clara Correia Alves tomasse o compromisso moral de ficar escrevendo o artigo de fundo para todos os números. Aceite esta condição por aquela senhora assim ficou resolvido, bem como que a publicação continuasse a ser mensal.

Em seguida passou-se à ordem da noite que eram as eleições das senhoras que hão-de ocupar os diversos cargos durante o ano 1920. O resultado do escrutínio foi o seguinte:

Direcção
Presidente – Dr.ª Adelaide Cabete.
Vice-presidente – Adelaide Carvalho.
Vice-presidente – Persina de Vasconcelos.
Secretária do exterior – Maria Clara Correia Alves.
Secretária do interior – Angélica Porto.
Tesoureira – Aurora Fernandes Silva.
1.ª vogal – Cipriana Nogueira.
2.ª    “    – Vitória Madeira.
3.ª    “    – Maria Amélia Köpke Pinto.
4.ª    “    – Guilhermina Köpke Pinto.

Assembleia-geral
Presidente – Maria Emília Baptista Ferreira.
Vice-presidente – Maria Lopes Nogueira.
1.ª secretária – Palmira Fernão Pires.
2.ª “ - Ema Ruas.
Adjunta – Maria Luísa Barreto.
Adjunta – Marta Ferreira.

Conselho Fiscal
Presidente – Albertina Rua Gamboa.
Relatora – Maria João Luna Camarate.
Secretária – Maria Leonarda Correia.

Comissões
Jornalística
Presidente – Adelaide Cabete.
Secretária – Cipriana Nogueira.
        “        - Vitória Madeira.

Beneficência
Presidente – Maria João Luna Camarate.
Maria Alice Taveira Martins.
Maria Amélia Köpke Pinto.

Propaganda
Maria Leonarda Correia.
Maria Luísa Arreto.
Guilhermina Köpke Pinto.

Trocaram-se ainda impressões acerca da situação económica do Conselho, sendo lembrados diversos alvitres que ficaram para ser discutidos em outras sessões, depois de que foram encerrados os trabalhos eram 23 ½ horas."

[Alma Feminina || 12 || Dezembro de 1919]

[João Esteves]

Sem comentários: