[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

[0112.] ALBINA FERNANDES [PATO] [I] || PRESA COM OS FILHOS E TORTURADA PELA PIDE

* ALBINA FERNANDES [PATO] *
[05/01/1929 - 02/10/1970]


 
[in Rose Nery Nobre de Melo || Mulheres Portuguesas na Resistência || Seara Nova || 1975]

Apresentada como combatente da Resistência Francesa, apesar de ser demasiado jovem para tal, e activista comunista, a quem a PIDE infligiu violentas torturas psíquicas, Albina Fernandes foi julgada no dia 17 de Novembro de 1962, na sequência da prisão em 15 de Dezembro de 1961, no mesmo dia que o companheiro Octávio Pato, embora em locais diferentes.

Sem ter a quem os confiar, levou os filhos Isabel e Rui, de seis e dois anos, e manteve-os junto de si em Caxias: deitava-os no único divã e “descansava de joelhos no chão e com as mãos agarradas aos pulsos deles, para que não lhos tirassem” [A Força Ignorada das Companheiras, p. 30], segundo descrição da própria a Maria Rodrigues Pato, a quem entregou os netos.

Condenada “na pena de prisão maior, na variável de 3 anos, na fixa de suspensão de direitos políticos durante quinze anos e no mínimo de Imposto de Justiça e na medida de segurança de internamento de seis meses a três anos prorrogável” [“Biografia Prisional”], acabou por permanecer seis anos e sete meses na Cadeia de Caxias.

Em Novembro de 1966, numerosos cidadãos assinaram uma petição a solicitar a sua libertação, atendendo a ter já cumprido a pena a que tinha sido condenada e ao debilitado estado de saúde em que se encontrava.

Só lhe foi concedida a liberdade condicional em 9 de Julho de 1968 e solta a 11, depois de devidamente fotografada.



Suicidou-se em 2 de Outubro de 1970, com apenas 41 anos de idade, situação denunciada pela Circular n.º 6, de 23 de Outubro de 1970, da Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos.





A mesma Comissão, em telegrama enviado ao Presidente do Conselho Marcelo Caetano e subscrito, entre outros, por Cecília Areosa Feio, Maria Eugénia Varela Gomes e Sophia de Mello Breyner Andresen, responsabi­lizou directamente o Governo pelo “trágico acontecimento consequência não só longa prisão sofrida condições desumanas como cruel expec­tativa quanto à situação seu marido Octávio Rodrigues Pato preso há nove anos cumprindo agora medidas de segurança” [Presos Políticos – Documentos 1970-1971].

Segundo notícia publicada no jornal Avante! de Novembro de 1970, o seu funeral “incorporou cerca de 1.500 pessoas” [Avante!, n.º 422].

Escassos meses após o 25 de Abril de 1974, Cecília Areosa Feio sublinhou, em depoimento a Gina de Freitas, a importância de recordar Albina Fer­nandes, que “foi uma combatente da Resistência francesa, foi uma militante activa no Partido Comunista Português, lutou na clandestinidade, foi presa, sofreu seis anos de prisão, foi libertada, lutou corajosamente pela libertação do seu marido e contudo não conseguiu resistir às tortu­ras que sofreu e que lhe causaram perturbações graves no sistema nervoso” [A Força Ignorada das Companheiras].

Sofia Fer­reira [1922-2010] responsabilizou o conhecido médico da PIDE José Godinho Gama Barata pelo falecimento precoce, por não lhe ter prestado “nenhuma assistência, apesar de ter sido testemunha visual de inúmeras crises nervosas e psíquicas que ela teve na prisão” [testemunho a Rose Nery Nobre de Melo]; e Maria Eugénia Varela Gomes, sua companheira de cela, em conversa com Manuela Cruzeiro, referiu a forma impiedosa como os filhos pequenos e a mãe foram tratados na cadeia.

Rosa Nery insere a “Biografia Prisio­nal” no livro Mulheres Portuguesas na Resistên­cia.

Também conhecida por Albina Pato ou Albina Fernandes Pato, usou o pseudónimo “Rosália”.

[João Esteves]

Sem comentários: