[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

quinta-feira, 25 de março de 2010

[0039.] CONSELHO NACIONAL DAS MULHERES PORTUGUESAS [II] || 25/03/1916

* CONSELHO NACIONAL DAS MULHERES PORTUGUESAS || 25/03/1916 *

Realiza-se, em 25 de Março de 1916, a assembleia geral do CNMP, presidida por Claudina de Almeida e secretariada por Maria Brasão e Maria Emília Baptista Ferreira.

«Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas

Reuniu, sob a presidência da sr.ª D. Claudina de Almeida, secretariada pelas sr.as D. Maria Brasão e D. Maria Emília Baptista Ferreira, a assembleia geral deste Conselho.
Lida a acta da sessão última e o expediente, donde se destacava uma carta da sr.ª D. Adelaide Cabete explicando a sua ausência, e um telegrama da distinta advogada D. Regina de Quintanilha, foi apresentada, pela sr.ª D. Cândida de Aguilar Santos, uma proposta para a formação duma comissão de senhoras, com o fim de prestar assistência às crianças das escolas infantis, sendo preferidos os filhos dos mobilizados. Foi aprovada por unanimidade.
A secretária-geral Maria Clara Correia Alves felicita-se por ver partir do Conselho uma iniciativa tão nobre e altruísta e põe desde logo seu préstimo ao serviço dessa ideia. Pela sr.ª D. Persina de Vasconcelos foi proposto que se lançasse na acta um voto de sentimento pela doença do sócio honorário sr. Dr. Magalhães Lima.
Em seguida a secretária geral lê o relatório anual da comissão administrativa. Antes, porém, faz largas considerações acerca do desenvolvimento do Conselho, apontando as dificuldades imensas que tem sido preciso vencer. Confronta o que aqui se passa com o que se faz, lá fora, nas instituições congéneres, manifestando a sua mágoa profunda.
A propósito cita que numa revista inglesa recebida nesse mesmo dia se eleva o nosso iletrismo feminino a 98,6! Como se os 80% nos não bastassem! Depois de ler ainda a conta da receita e despesa do ano de 1915, dá notícia da despedida justificada da tesoureira sr.ª D. Aurora Silva e propõe para a substituir, até se realizarem as novas eleições, a sr.ª D. Maria Amália Baptista Ferreira, que, gentilmente, aceitou o encargo, tomando logo conta da escrituração e saldo existente. Lido depois o balancete do último trimestre, usaram ainda da palavra algumas sócias, sendo em seguida encerrados os trabalhos, às 22 horas e meia.».

[Boletim Oficial do CNMP, n.º 6, Maio de 1916, p. 71]

[João Esteves]

Sem comentários: